quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Vídeo do APP

Só tenho uma coisa para declarar: CAMTASIA.



Foi o programa que me ajudou, tem vários recursos, e não é nada de outro mundo. É super tranquilo de mexer, e quando você instala é exibido um tutorial em inglês [já para ir treinando a língua ;) ]



Brincadeiras a parte, o tutorial é inglês mesmo, mas é bem tranquilo, porque é um vídeo onde é mostrado como fazer a sua edição. E tem como você gravar o projeto e depois voltar de onde parou, sem ter que fazer tudo de novo. Só um detalhe: ele só é grátis por um mês, ou seja, deixa para baixá-lo quando for realmente usar. ;) Link para download aqui.
Esse é o tipo de programa que você vai poder inserir vídeo 'em cima' do outro vídeo, audio, colocar imagens durante suas falas... Eu achei ótimo.

A gravação foi o mais chato.

1. Eu não queria gravar em um ambiente aberto, porque eu ficaria com vergonha, e teria muito ruido, muita coisa para tirar minha atenção.
2. Moro em um avenida muito movimentada em Recife, ou seja, o ruído também existiria em minha casa.
3. Estava com vergonha de deixar uma das minhas irmãs gravarem, então queria algo: só eu, a câmera, num quarto fechado.
4. Iluminação precária.

Foi quase uma novela, mas sem desespero, não fiquei com mais cabelo branco do que já tenho por causa do vídeo não. Mas deu trabalho.

Como eu disse, tinha alguns problemas iniciais: ruídos e iluminação. A primeira vez que gravei me senti o máximo: me arrumei, arrumei o fundo [traduzindo: tirei a bagunça], improvisei um tripé para a câmera [uma pilha de livros], esperei ficar quase sozinha em casa, num domingo a tarde. Ocorreu tudo bem, exceto: quando acabei de editar o vídeo, me toquei que por ter gravado na webcam, a imagem tava lenta, ou seja, travando, ai parecei que tinha sido dublagem. =/

Ai começou minha novela.

Quem mora em avenida movimentada vai me entender: a gente nunca repara no barulho que fazem, já é tão comum que nem ligamos mais. Até o dia que você precisa gravar um vídeo... É ônibus, caminhão, carro de polícia, bombeiros, ambulância, MOOOOTOS... Tudo de uma vez só, não importa se são 5h, 10h, 14h, 22h, sempre tem movimento. E sai tudo no vídeo, mesmo que tenha sido uma moto silenciosa.

Outra coisa é a iluminação. Talvez você perceba que ela pode ser um pouco ruim quando vai se maquiar, mas filmando ela fica pior. Os cílios fazem sombra na bochecha, a gravação fica amarela, não curti.

Depois de tentar em todos os locais da casa [sim, eu tentei gravar no banheiro, cobri a cerâmica com um lençol, e soltei o inglês, mas a acústica não era boa!], eu fui gravar na sala. E a minha maior surpresa: minha irmã gravou para mim. E lá vai minha melhor dica: não seja que nem eu, deixa alguém gravar para você, mesmo que a câmera fique no 'tripé' e a pessoa só fique olhando o enquadramento. O vídeo fica bem mais natural, e acaba sendo divertido, então seu sorriso e sua felicidade serão totalmente genuínos.

Dicas:


  • Deixe alguém gravar para você, vai ficar um vídeo mais natural;
  • Não precisa fica parando a gravação toda vez que errar o seu texto. Faça o enquadramento, sente na frente da câmera, e toda vez que errar, você deixa a câmera gravar mais uns segundos, respire fundo, e retome o seu roteiro.
  • Coloque foto em cima dos erros. Sempre acontece de olhar para cima ou para o lado quando a gente quer lembrar uma palavra, principalmente em outro idioma. E isso pode ser interpretado negativamente. Se isso acontecer no seu vídeo, não se preocupe! É só você colocar uma imagem no momento exato da 'virada de olho'.
  • Cuidado quando inserir música no vídeo. Está lá a host family assistindo seu vídeo, ai você resolve colocar uma música enquanto está aparecendo fotos, só que se você não colocar a música mais baixinha, ou com uns efeitos de som [fade in, fade out...], a família pode se assustar toda vez que sua música começar.
  • Não seja muito perfeccionista. A família não está procurando um diretor de cinema, ou o melhor editor de vídeos para ser Au Pair da família. Portanto, se preocupe apenas em estar apresentável, com uma iluminação legal, e em falar de modo audível.


Então, coloque todo mundo para dormir, vá para a sala, chame irmão ou amigo, e grave seu vídeo. Depois de algumas tentativas, você já sabe o que falar. Edite, deixe ele com a sua cara, e envie para a agência. Boa sorte, pessoal.

P.s.: Nunca postei meu vídeo em canto nenhum, só no perfil. Quando eu criar coragem, eu posto para vocês. Mas tem muitos vídeos legais no youtube, basta você pesquisar e ir anotando o que você gostou e não gostou neles, e tentar fazer um que lhe agrade! ;)

2 comentários:

  1. Marinaa, legal seu blog, adorei as dicas :) , meu vídeo já está pronto, um saco fazer esse vídeo mesmo... ahhh e adorei a forma como vc detalhou tudo, muito bom msm, bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg, Nicole!!
      E coloca a opção de seguir no teu blog!! hehehehehe eu li você falando que as meninas pedem, mas vc não sabe!! hehehehehehehe =*

      Excluir