sábado, 18 de janeiro de 2014

Processo Au Pair: Famílias

Como alguns de vocês sabem, na APIA a au pair pode ter mais de uma família no perfil. Algumas dizem que pode ter até 5, outras dizem que é até 6. Mas enfim, é mais de uma, e é isso que importa! [#desespero hehehehe].
Quando as famílias entram no nosso perfil, recebemos um e-mail, mais ou menos assim:

"A Host Family is interested in your application. Please log into your Au Pair in America website to view all current Interested Families." - Email automático

OU:


"Hello from the US office of Au Pair in America!

Some of our host families are interested in your application – please check the “Interested Families” area of your Au Pair in America site daily.  If you are in contact with a family you would like to match with, please let us know.  If you can no longer see the family you are interested in on your site, get in touch so we can see if they are still available.  We want to help you match as quickly as possible, so don’t just wait, contact us!" - Email 'automático' que a Alli manda.

Gravem bem esse nome, se você é da APIA: Alli. O nome dela é Allison, e ela é quem é responsável pelo placement. É com ela que você fala quando você está em contato com uma família e está gostando, ou quando a família lhe mostrou um schedule contra as regras. Enfim, depois que você fica online, até o seu match, é com Alli que você vai falar. E ela lhe responde com no máximo 24h.
Ok, você recebeu o e-mail dizendo que tem família no seu perfil, já se levantou da cadeira, fez a dança da vitória, e já publicou em todos os grupos do facebook. Pronto, agora você faz o login no seu perfil, e vai ver as informações da família.
Não espere muita informação, isso vai depender da família. O que aparece para você, geralmente, é: 
- Essay: uma carta com conteúdo livre, que nem a sua letter para a host family, com as informações que eles quiseram passar para você.
- Fotos
- E-mail
- Nome e idade das kids
- Nome da família
- Cidade
- Pets
Com toooodas essas informações, você quer saber mais o que? Brincadeirinha. A quantidade de perguntas só aumenta, nunca diminui.
Todas as famílias que entraram no meu perfil me mandaram e-mail de imediato. Pode acontecer da família entrar, e só mandar e-mail com algum tempo depois. Se isso acontecer, você manda um e-mail para a família. Lógico. Você não vai parecer desesperada. Você manda um e-mail com uma breve apresentação [lembre-se: eles tem acesso a sua letter, não vá encher linguiça!]. 
Eles ainda não fizeram contato? Lembra da amiga Alli?! Mande um e-mail para ela: "E ai, família X está no meu perfil, gostei da essay deles, mas não consigo contato. Você poderia checar se meus e-mails estão chegando para eles?" Lógico que em Inglês, e sempre muito educada! ;)
Se a família não fizer contato, ou você não gostar do perfil dela, deixe Alli saber. Mas não se preocupe em pedir para tirar, afinal você ainda pode receber mais 4 famílias no seu perfil. Mas se quiser tirar... fale com Alli.

Todas as famílias saem do perfil com aproximadamente uma semana. Então não precisa se desesperar pedindo para tirar, caso não tenha gostado. Ou chorar litros caso a família tenha saído e você super gostou deles. No segundo caso, mande um email para a família, continue a conversa, se eles responderem, você comenta que não estão mais no seu perfil. Mas estar no perfil ou não é um mero detalhe, o importante é manter contato. ;)

Só um detalhe: Você também pode ter família no perfil e não receber o e-mail! Triste, eu sei. Então, se vai quebrar o F5 [botão usado para atualizar a página da internet], se dedique a quebrá-lo na página do seu perfil. ;)

É isso pessoal, espero ter ajudado. Aconteceu algo diferente disso com vocês no processo de 'Família no perfil'?

Beijos.

P.s.: Só para lembrar... O que eu relato aqui é minha experiência. Não trabalho em nenhuma agência, só conto o que vivi. Quando eu conto a experiência de outra pessoa eu deixo claro que não é minha! ;)

2 comentários: