terça-feira, 10 de setembro de 2013

Guia - Visto em Recife

Você, assim como eu, acha que o Google Maps pode ser um pouco confuso para quem não conhece a cidade? Sem falar que muitas informações que encontramos na internet é um pouco velha, principalmente em Recife, uma cidade que vive em obras, modificação das vias, mudança de rotas.

Então, eu resolvi ajudar o pessoal que vem para a minha cidade tirar o visto para os EUA  sem carro, e não sabem como chegar nos locais necessários.

CASV

O CASV fica no bairro do Pina, em uma avenida movimentada, com ponto de ônibus perto, e agora com o Shopping Rio Mar nas redondezas [o que aumentou a acessibilidade para o CASV].

CASV

Rua do CASV - Av. Herculano Bandeira, 949 - Pina

Como chegar:

- Centro > CASV
Embarque na Av. Conde da Boa Vista: Massangana, Setúbal (Conde da Boa Vista), Aeroporto (Complementar).

- Derby>CASV
Embarque na frente do Hospital da Restauração: Setúbal (Conde da Boa Vista), Aeroporto (Complementar), PE-15 Boa Viagem.

Para descer, peça a alguém para lhe avisar qual a parada mais próxima do Atacadão da Construção, que é ao lado do CASV.

*Tem mais opções de ônibus, mas decidi reduzir a lista para não complicar muito, e coloquei os ônibus que mais passam.



Consulado Americano

O consulado fica muito próximo à Avenida Conde da Boa Vista, no bairro da Soledade, ou seja, de muito fácil acesso.


Consulado - Rua Gonçalves Maia, 163 - Soledade

Como chegar:

- Boa Viagem > Consulado
Embarque na Avenida Conselheiro Aguiar em qualquer ônibus que vá para a Av. Conde da Boa Vista: Massangana, Sétubal (Conde da Boa Vista), Aeroporto (Complementar). Peça para descer na parada mais próxima do Consulado Americano, que é a primeira parada da Avenida Conde da Boa Vista sentido subúrbio-cidade. [Para as meninas que vão pela CC, é a mesma parada para ir para a Transworld, onde funciona a Cultural Care em Recife].

- Derby ou Centro > Consulado
Vá a pé mesmo. As calçadas da Avenida Conde da Boa Vista estão 'novas', não tem muitos buracos. Mas passe protetor-solar, pois quase não tem sombra no caminho.


Hospedagem

Como boa moradora da cidade, eu não conheço locais para ficar. A gente acaba só lembrando dos que tem a faixada mais bonita, ou dos mais antigos. Então vou fazer uma pequena lista dos que eu lembro, e que seriam de fácil acesso para quem vai precisar ir no CASV e no Consulado. Lembrando: não sei o preço, e nem conheço as acomodações.

- Hotel Central - Avenida Manoel Borba: Muito perto da Avenida Conde da Boa Vista. Tem padaria, shopping, comércio, tudo próximo.

- Pousada Villa Boa Vista - Fica entre o Consulado e o Derby, ou seja, super central.

- Albergues em Boa Viagem: tem alguns albergues no bairro de Boa Viagem, eu não conheço eles. Só dou uma dica: se forem depender de ônibus, fiquem em albergues próximos as avenidas Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira, que é onde passa ônibus. Alguns albergues mais distantes são ruins para chegar a noite a pé, caso você precise.


O que fazer em quanto espera?

Algumas pessoas preferem passar a semana aqui em Recife para esperar o passaporte sair, então, vou dar algumas dicas do que fazer:

- Praia de Boa Viagem: Praia em Pernambuco é sempre um passeio em conta, você não vai fugir do orçamento se for na orla dar uma volta, e tomar uma água de coco. Só não invente de entrar na água! Tubarão em Pernambuco mata, ok?! As placas aqui não são 'meramente ilustrativas', e os salva-vidas não estão lá só para caso de afogamento, eles são treinados para ataques de tubarão.

- Sítio Histórico - Olinda: Sempre tem gente nas ladeiras de Olinda no fim de semana, prepare um sapato confortável, suba para o Alto da Sé, visite as lojas de artesanato, coma uma tapioca (ou uma acarajé!) e tire uma foto no observatório.

- Recife Antigo: A parte histórica do Recife sempre tem gente no fim de semana, turistas, pessoas andando de patins, de skate, ou grupos de amigos se divertindo. Visite a Rua do Bom Jesus onde tem a primeira Sinagoga do país, o Marco Zero, que tem um mercado de artesanato legal, entre outros pontos.

- Passeio de bicicleta: No domingo é montada uma ciclo faixa que passa por vários pontos da cidade, vá dar um passeio! [Mas abaixo eu dou dicas de como conseguir uma bicicleta]



Algumas dicas sobre a cidade:

- O pessoal de Recife é muito educado e acolhedor. Geralmente eles lhe ajudam na rua, caso você se perca. [Não é por isso que aqui não tem 'malandro', não confundam educação com falta de criminalidade!]

- Nas paradas de ônibus tem muitos vendedores de pipoca, caso você tenha dúvida sobre algum ônibus, pode perguntar a eles, se eles não souberem, ninguém mais sabe. Não precisa ter medo. [Caso prefira, pode ir numa barraquinha, ou alguma loja!]

- Cobradores de ônibus tendem a ser prestativos quando eles percebem que você não é daqui. Caso ele não demonstre tanta 'educação' a única opção é perguntar a algum passageiro que esteja perto.

- O site da empresa Grande Recife informa o itinerário dos ônibus, se você conhece um pouco mais a cidade, vale consultar aqui.

- Recife e Olinda tem algumas estações de bicicletas para alugar, entre no site do Bike PE e descubra como usar, e onde tem as estações. É um meio de transporte válido se você vai se hospedar pelo centro da cidade.

- Serviços de Taxi na cidade: 2122.0202 e 2121.4242. E alguns taxistas já usam o app Esay Taxi.

Espero ter sido útil, e fico a disposição para dúvidas.


5 comentários:

  1. Adorei como sempre! Me deu até vontade de visitar o Recife rsrsrs Que delícia!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina..tudo bem? Gostei muito das suas informações .Então, sou de SE e estou indo p entrevista do meu visto porém irei ficar hospedada em Olinda especificamente na pousada Albergue de Olinda. O site da mesma informa como se locomover da rodoviária até o estabelecimento mas eu n sei qual ônibus que pego p sair da pousada e ir ao CASV e depois para a embaixada. Pode me ajudar com isso?

    Att. Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, eu estou fora de Recife há mais de um ano, e sei q o transporte publico de lá mudou muito. Mas uma coisa eu sei, Olinda é um pouco longe do CASV, sai do albergue com muito tempo de antecedência. Creio q ainda tenha um ônibus chamado Rio Doce/Boa Viagem. Mas sinceramente, seria melhor você perguntar no albergue, é muito mais fácil, e geralmente eles já tem essas informações! Boa sorte. ;)

      Excluir