quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O que fazer depois do match?

Depois que você finalmente acha a família, eles pedem match, a agência [no caso a APIA] lhe manda o email lhe parebenizando. O que devemos fazer?!

Na APIA o processo é o seguinte: eles vão lhe mandar uma papelada de Londres para a sua casa com algumas informações, o DS2019, o comprovante de pagamento da taxa SEVIS, intruções de como preencher o DS160 [em inglês], carta do programa, e uma folha informativa para você conferir o visto quando ele chegar.

O problema é que essa papelada demora em média 10 dias para chegar na sua casa, só quando seu match é muito próximo da data de embarque é que essa papelada chega mais rápido. Nos dois casos, ninguém quer perder tempo, então vou dar umas informações para vocês irem ganhando tempo.

O que fazer enquanto espera a papelada chegar?

Vá tirando alguns documentos:

- PID: Permissão internacional para dirigir. A forma de solicitar varia de acordo com o Estado que você mora no Brasil. Aqui em PE a gente solicita pela internet, paga o boleto, e 7 dias depois vai pegar. Em outros Estados tem uns 'orgãos facilitadores' onde você solicita, as meninas falam muito num tal de Poupa-Tempo. ATENÇÃO: Ganhar tempo tirando a PID só vale para o pessoal que tem tempo antes da CNH vencer, se você está com a definitiva perto de vencer, tem como renovar antes do prazo. Se a sua ainda é a permissiva, procure saber se pode renovar antes. A PID VEM COM A MESMA VALIDADE DA CNH.

- Procuração: Acho importante deixar uma procuração para alguém, você tendo bens ou não. Tire um dia e vá em um cartório tirar isso. Existem alguns modelos que você digita, coloca os itens que você quer e vai só reconhecer fima no cartório, o que faz o preço final cair absurdamente. Mas se você tem bens, conta no banco, é melhor deixar uma procuração de cartório mesmo, para não ter dor de cabeça.

- Documentos da faculdade/escola: Dependendo do que você vai estudar lá nos EUA, e o que você já estudou aqui, talvez lhe peçam alguns documentos. Aproveite esse tempo 'livre' para ir solicitando. ;)

- Documentos para o dia do visto: Aproveite esse tempo para ir juntando alguns documentos para levar no dia do visto, documentos que comprovem que tem vínculo. Na minha entrevista, quanto mais papéis eu colocava na pasta mais segura eu ficava 'Oras, tenho esses vínculos todos, não tem por que ter visto negado'. E segurar aquela pasta me passou uma segurança. Alguns documentos que indicam para levar [seus ou dos seus pais]: imposto de renda,  extrato da conta no banco, documentos da faculdade, documentos do trabalho, documentos de imóveis, documentos de carros. Obs: Lógico que você só leva o que tem. Não vai endoidar porque não tem carro nenhum na família, e você não vai levar documento de carro. Cada caso é um caso no consulado.

Vá aprontando a mala:

- Comprar mala: Algumas pessoas só compram a mala depois do match, então aproveite para ir fazendo suas pesquisas. Alguns site tem preços muito bons, vá pesquisando, que dá tempo de comprar pela net.

- Itens da mala: Aproveite que está resolvendo várias coisas, e coloque a lista das coisas que você quer levar no seu bloquinho. E vá eliminando itens aos poucos, e ganhando tempo. E antes de comprar algo, sempre se pergunte: 'Eu realmente vou usar isso nos EUA?'. Se ficar na dúvida, não compre!! Lá você vai ter oportunidade de comprar por preços melhores.

Comece uma arrumação no seu quarto:

Essa deveria ser a primeira dica. Mas depois que você procurou papeis, e tentou começar a arrumar a mala, você deve ter percebido que seu quarto está ficando cada vez menos habitável. Portanto, se a coragem ainda não chegou, se force a arrumá-lo.

- Comece limpando seus papeis. Sabe aquele caderno lindo que você tinha da época do colégio, que você fez resumos maravilhosos, e nunca teve coragem de jogar fora?? Ele já deveria estar no lixo há anos. Jogue fora!! Tudo que você tem guardado você se pergunte: eu precisei disso por esse tempo? Vou precisar quando voltar dos EUA? Se as respostas forem 'não', lixo!! Nessa arrumação dos papéis você pode achar mais papéis para levar para o consulado.

- Arrume seu guarda-roupa: Chegou a hora de dar fim aquelas roupas que estão guardadas há anos. Tem muita coisa? Monte um bazar, dê para uma amiga, uma prima, uma irmã. Não deixe muito coisa guardada para 'quando voltar usar'. Você não usou nos últimos meses, e não vai usar quando voltar dos EUA. DESAPEGO é a palavra do momento para roupas.

- Não esqueça de guardar lembranças. Eu sou mestre nisso. Não se desapegue total das coisas. Reserve uma caixa e vá guardando coisas que lhe trazem lembranças boas de toda sua vida. É bom, em momentos difíceis, tristes, você abrir uma caixa que só lhe lembra coisas boas, isso nunca é demais. E porque não levar algumas pequenas com você? Mas pequenas msm, tipo bilhetes, cartinhas, fotos, essas coisas.

Faça amizades:

O mundo é enorme!! Você acha que o 'grupão' tem muita gente?! Vá atrás de outros grupos no Facebook. Fale com pessoas que vão morar na sua cidade. Vá atrás de meninas de outras nacionalidade que vão fazer o treinamento com você. Faça amizade com as brasileiras que vão com você. O mundo é enorme, cheio de gente diferente, e faz parte do seu programa você amadurecer, conhecer gente diferente, conhecer outros pontos de vista, e também aprender que só porque uma pessoa discorda de você não quer dizer que ela está errada! Seu programa já começou, suas experiências também, vá crescer!!! ;)



Eu acho que é isso. Antes do visto, treine as perguntas. Você acha diversas listas pelos blogs. Mas elas são basicamente: o que você vai fazer, onde vai morar, o que vai fazer quando voltar. As perguntas giram nessa órbita. Lógico, cada caso é um caso, e eles podem perguntar coisas diferentes, mas esse é o fator surpresa. Respire fundo, e mentalize: 'Eu vou lá pegar meu visto, porque ele já está aprovado!' E boa sorte.

É isso. Embarco esse fim de semana, e ainda não acredito que vou. Já vi tanta gente embarcando que parece que, de fato, só acontece com os outros. Mas vamos lá, coração a mil, emoções são tantas que nem sei por onde começar!

Boa sorte para todo mundo, e nos vemos nos EUA! Até mais! ;)


8 comentários:

  1. Amei Mari!!! :) Boa Viagem e Aproveita tudo ao MÁXIMO!!! Boa sorte nessa nova vida! Vc merece! beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg, Fran!!! Quando passa o nervosismo, mulher?! Ele está batendo hoje!!! :P

      Excluir
  2. Boa Sorte Mari que vc tenh um ano maravilhoso....nao vejo a hora de chegar minha vez....!!!! :) aproveite mtooooo!!! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Mari, me lembro de você na época que entrei no grupo da Expert e agora vejo esse post ótimo! Muito bom mesmo!
    Boa sorte nessa nova etapa, linda!!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ameei o post, tudo que precisava para saber o que fazer agora depois do meu match, estava toda perdida haha

    beijoooos

    ResponderExcluir