segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Família fake

Vocês já reparam na quantidade de famílias fakes que estão aparecendo no Facebook? O negócio está tão feio que tem algumas ex e atuais LCC's moderadoras dos grupos que perdem alguns minutos do seu tempo ajudando o pessoal a identificarem essas famílias.

Entenda o golpe:

Abordagem: A 'família' geralmente entra no facebook, começa a entrar em todos os grupos de Au Pair possíveis, e vai publicando o mesmo texto, algo como 
"Hi Everyone, We are American Family from Clifton Ohio USA, We need an Au Pair to care for 3 years Old girl. We need an experience,caring,and honest Au Pair to start as soon as possible.

Interested Applicant should kindly send us an email: ..."


1º Contato: Depois que você já mandou uma mensagem para a família no Facebook, ou por email, eles lhe mandam um e-mail gigante contando tuuuuudo sobre a família: costumes, crianças, rotina, as suas responsabilidades, e manda também o endereço deles, detalhado. No final do email tem umas perguntas simples: nome, país, o que pretende nos EUA, quanto tempo quer ficar, entre outras, todas mostrando um interesse no seu programa, principalmente na parte do 'intercambio cultural'.

2º Contato: A au pair responde o email, mostra um pouco de interesse, e pergunta sobre agência, sobre skpe, coisas normais.
Agência: Eles vão ignorar a pergunta sobre o skype. E já vão dizer que lhe adoraram, e que lhe querem como Au Pair da família deles! Sobre a agência, eles vão dizer se tem ou não.

Sim: 
Se tiverem agência e disserem Agent Au Pair inc, corra. Ou então mande um email para a agência perguntando se aquela família está cadastrada.
Agente fake: Para mostrar veracidade, eles vão lhe mandar o email da suposta agente deles. Não mande email para o agente, primeiro confirme com a agência se aquela família é cadastrada, e se aquele agente é realmente funcionário deles.
Não:
Eles vão vir com uma história bonita de que não precisa de agência para ser au pair, que eles tem um advogado que sempre cuidou disso, e que ele vai dar entrada no seu visto diretamente no consulado. E que você não se preocupe.
Au Pair fake: É o golpe também tem uma au pair fake, que eles vão dizer que já foi au pair deles, ou que é a atual au pair deles. Existirá um perfil no facebook para essa au pair, e ela também oferece a família nos grupos.

Onde eles ganham no golpe:
Quando você vai falar com o agente ou advogado, eles vão informar as coisas, mostrar contrato, aquela coisa linda. Enquanto isso a família vai lhe falando que o investimento que eles fazem é alto, e que você também faz um investimento. Ai agora vem o golpe, o seu investimento é de algo em torno de $10.000,00.

Prestem atenção:

- Qual a probabilidade de uma família que paga em torno de $7000 para uma agência, ir nos grupos procurar uma au pair?! Só se ela tem exigências especiais [special need, ou algo assim, onde as opções dela são reduzidas].
- Famílias geralmente gostam de manter o endereço privado até perto do match. Por que uma família daria o endereço no primeiro contato?
- 'Investiguem' bem o perfil dessa família no facebook. Geralmente são perfis criados a pouco tempo, e todos os grupos em que ele partcipa é só de au pair.
- Agent Au Pair. É sempre uma dúvida. A agência exite, está na lista de sponsor do J1 do consulado americano. E eles respondem o email rapidamente informando se aquela família é da agência mesmo ou não.
- Que família vai pedir o match tão rápido? Desconfie desses matchs relâmpagos, com ou sem agência. Se pedirem o match rapidamente pergunte o que foi que fez eles lhe escolherem.
- Eles não marcam skype para não se comprometerem, ou aparecer para você. Se eles toparam um skype, marque num horário favorável para você, você vai perceber que eles só estarão disponíveis nos horários que você não pode.

Eu já falei com famílias fakes, a primeira que eu falei eu cheguei até marcar skype. Mas eu me assustei com o match relâmpago, fiquei tipo: como assim, nem me conhecem direito e já querem fechar?!

Ai eu disse que só daria minha resposta depois do skype. E eles me adicionaram, e eu disse que trabalho de manhã e a tarde, ou seja, só posso a noite ou no fds. E quando é que eles podiam? No meu horário de trabalho. Chegaram a me adicionar no skype, e ficavam solicitando chamada no meio do meu horário de trabalho, e eu dizia que não podia. Ai eles sempre falavam algo do tipo: desculpa, é que as crianças estão ansiosas para lhe conhecer!
Aham...¬¬ O papai noel também vai participar desse skype, né?

Ai no skype mesmo, sem chamada com vídeo, eles passam o dia falando comigo. E foi por ai que me falaram que eu precisava investir $10.000!

Depois eu ensino umas coisas que eu aprendi para saber mais das famílias. Americanos tem a vida toda exposta na internet, e vocês ficariam chocados com as informações que encontro na internet, TUDO LEGALMENTE [Não uso nenhum site de espionagem nem nada, só uso os termos certos de busca no Google, e uso alguns site chaves]. Mas isso é assunto para outro post.

10 comentários:

  1. Shooooooooooow! hahaha Sherlock perde pra vc ;P

    ResponderExcluir
  2. Muuito bom! rs
    Essas famílias estão por toda parte mesmo. Já cheguei a falar com duas, mas depois que me disseram que era dessa agência eu já fiquei esperta e nem respondi mais nada!
    Sempre vejo você no grupão do face, vou te seguir agora no blog! rs
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Fernanda. De vez em qnd eu ainda falo c uma familia fake... Qnd to desocupada. So p ver a capacidade humana.
      Que bom q vc gostou dp post. ;)

      Excluir
  3. Menina, nem sabia que o negócio estava ficando profissional. s golpes estão aumentando, sempre vejo famílias no face dizendo que precisa e au pair! Td cuidado é pouco!

    ResponderExcluir
  4. Estou ansiosa pro proximo post, ja tive essas familias fakes no GAP e outros sites inclusive no facebook, tipo assim do nada mandam mensagem? Americanos sao reservados nao fazem isso!
    Quero esse site hahaha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, GAP está cheio dessas famílias. hehehehe
      Depois eu publico meus truques aqui! ;)

      Excluir
  5. Amiga, amei seu post. Eu nunca me interessei por essa famílias que aparecem no face, mas sei muita gente cai, enquanto ta dando golpe de dinheiro tá bom, imagina se alguma menina de fato vai pra lá e vira escrava, a estória da Morena da novela era inventada, mas isso acontece de verdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória Perez não nos deixa em paz!!! :P Mas td cuidado é pouco!

      Excluir
  6. Mto bom esse seu post, Marina ;)
    Adorei!!! Sempre bom estar atenta a esse tipo de família!

    ResponderExcluir