terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mala - Dicas #1

Aaaa, as malas!! É uma das minhas partes favoritas do pré-embarque. Desde o começo que eu faço listas do que levar, estudei qual seria o melhor modelo de mala para mim [Sim, eu já comprei minha mala azul antes de ter o match! Me julguem!!!]. Assisti vários vídeos, vi várias listas de malas de intercâmbio, de viagens rápidas, de economizar espaço nas malas.

A minha lista da mala está dividida em kits. Já vi algumas meninas dizendo que não leve nada, porque lá é tudo mais barato, e algumas amigas que já embarcaram, disseram o que se arrependeram de levar ou não. Vou listar algumas coisas que tenho em mente para a minha mala, e no futuro vou postando os kits para vocês.

- Mala de bordo de rodinha ou não: Algumas meninas dizem que fica difícil de coordenar a mala grande de rodinha + a mala pequena de rodinha + mochila. Eu resolvi ponderar o que seria melhor para mim: o desespero de chegar no aeroporto com duas malas de rodinha, ou fazer pequenas viagens nos EUA com uma mala sem rodinha? Eu acho que é melhor passar pelo desespero uma vez só, e ter uma mala 'melhor' para viajar lá. [Lembrando que ainda não embarquei, e estou desconsiderando o uso de carrinhos para colocar a bagagem!];

- Organização: não é porque você vai levar 'tudo' que tem, que você vai jogar tudo na mala, e ir empurrando as coisas em qualquer buraquinho. Algumas necessaires são importantes, alguns sacos de TNT também. Deixe para empurrar nos buraquinhos que sobrarem aquela sua meia, o seu par de luvar. Não invente de jogar Sonho de Valsa no meio da mala, eles podem amolecer, e 'estourar', vão melar suas roupas. ORGANIZAÇÃO SEMPRE;

- Vai fazer voo doméstico no BR? Algumas empresas aéreas aumentam o seu limite de bagagem se você for fazer o voo internacional pela mesma Cia. Consulte a política deles. Com a Avianca conseguimos aumentar o limite, em Recife, de uma mala de 23kg para uma de 32kg + 1 mala de 23kg, porque o voo para NY também era pela Avianca. [Lembrando que voos domésticos no BR, o limite de bagagem é de 23kg para despachar, e 5kg na mala de bordo, e no voo internacional são até 2 malas de 32kg, e 10kg na mala de bordo];

- Mala vazia: a maioria das meninas que já foram sempre falam para não levar nada, que lá é tudo muito barato. Ok! Mas tenham calma. Se você tem 2 calças jeans aqui que ainda dá para usar, pelo menos por uns 3 meses, por que você vai deixa-la para as traças, e vai comprar uma nova nos EUA? Você tem no mínimo 23kg de bagagem para usar[para as que vão fazer voo doméstico no BR ou nos EUA], por que levar a mala vazia e uma lista de coisas para comprar?! Não vale a pena você levar aquela sua blusa de estimação da época da escola, que você adora usar para dormir, porque ela não vai voltar. Você vai chegar lá e vai ver tanta coisa para comprar, e tanto canto para gastar dinehiro, por que gastar dinheiro comprando legging e camisas para trabalhar, se no BR você tinha uma coleção delas?;

- Na hora de fazer a mala comece colocando as coisas que realmente tem que ir! Como por exemplo: os presentes da HF, e seus remédios. Ai depois você vai colocando as outras coisas. Separou 3 calças e 6 shorts para levar? Comece colocando só uma calça [a outra você vestida], e 2 shorts. Se no final sobrar espaço, e peso, você vai colocando as outras peças;

- Balança de bagagem: Eu acho um item interessante. Pode lhe ajudar bastante. Não vou passar preços porque varia muito. Mas se você tem um dinheirinho ainda para gastar, ou sua família pretende ir lhe visitar, ou alguém mais vá usa-la, é um item legal para se investir.
Dica de como usar: não são todas as au pairs que são halterofilistas, ou que tem alguém disponível para conseguir levantar 23kg ou 32kg de bagagem. O que foi que eu fiz na mala da minha irmã? Pesei primeiro a mala vazia, e anotei o peso, e fomos separando as coisas da mala e pesando 'montes' por 'montes' em uma sacola, e fomos anotando os pesos. Dá trabalho, e precisa de tempo, mas ninguém ficou com dor na coluna por levantar peso, e quando chegamos no aeroporto o peso da mala estava certinho. Sem falar que pesando por 'montes' foi possível identificarmos mais fácil onde estava o excesso, e quais itens a gente podia descartar.

- Você precisa mesmo levar toooodos os seus perfumes, e nos fracos de vidro lindos e pesados que eles vêm? Acho que não. Se você juntar 5 perfumes, em embalagem de vidro, vai dar 1kg fácil, só de vidro. Não tem necessidade. Comprem aqueles frasquinhos de plástico em lojas de artesanato, e coloquem os perfumes neles. Não esqueçam de vitas de veda-rosca para o perfume não vazar;

- Capa de mala: Nos aeroportos tem umas empresas que passam um 'papel filme' na mala, para protege-la. Mas o ruim disso é que se você estiver com excesso de bagagem, e não quiser pagar, na hora do check-in você vai ter que rasgar o plástico para tirar itens das malas. Nas lojas que vendem malas geralmente vendem as capas também. O esquema delas é muito simples: é um plástico que pode ser colocado quantas vezes você quiser na mala. Eu vi por R$30,00 para mala grande, acredito que tem algumas mais baratas, e não sei quanto custa passar o plástico nos aeroportos;

- Bazar! Você é daquelas que tem um guarda-roupa cheio de coisas, sempre compra roupas e sapatos novos, suas amigas invejam sua coleção de maquiagem? Faça um bazar. Além de você praticar o desapego dando outro destino para várias coisas que você tem, e ninguém em casa vai aproveitar, você pode levantar uma grana para comprar itens que você vai precisar. Até mesmo trocar coisas no bazar é válido. Uma amiga sua tem uma bota que esquenta muito, e ela não vai usar mais, e você tem duas sapatilhas que ela acha linda, troque! E arrume um sapato quente para você chegar no inverno dos EUA;

- Presentes de despedida: está pensando em fazer festa de despedida? Você tem duas saidas ou faz duas ou três semanas antes do embarque, ou pede para seus convidados não lhe darem presentes pesados, sugira que deem dinheiro, cartinhas, ou fotos. Todo mundo gosta de ganhar presentes, principalmente em festa de despedida para você levar de lembrança na mala. Mas você já parou para pensar que sua mala já pode estar no peso limite no dia da festa, e que não vai dar para colocar nem aquela regatinha que sua melhor amiga lhe deu de presente, e disse que quando viu já imaginou você a usando na Times Square [num dia de verão, lógico]?;

- Lista de presentes: seus amigos e parentes estão sabendo da sua viagem, e perguntaram como podem lhe ajudar? Divulgue uma lista de coisas que você precisa. Sabe aquelas coisas baratinhas, e quando você junta muitas sai caro?! Pronto, esses itens são ótimos para você dar para eles comprarem. Eles vão gastar uns R$5, R$10 cada um, vão se sentir participando, e ainda vão lhe ajudar a economizar. É melhor do que cada um inventar de lhe dar um par de Havaianas, e um kit de caipirinha [porque item principal de sobrevivência de brasileiro fora do Brasil é havaianas, e kit de caipirinha!!! ¬¬ ] e você não saber o que vai fazer com tanto chinelo, e com tanto kit!

- Vídeos com dicas: Não assistam vídeos de blogueiras de moda, de gurus do youtube de 'como arrumar sua mala'. Lembre-se, as malas que elas fazem são para viagens turísticas, ou a trabalho. Não é a mesma ideia de mala para 'mudança'. E algumas nem estão ligando para o peso da mala. As que começarem o vídeo dizendo 'eu sou exagerada mesmo, não economizo na hora de fazer malas' você fecha logo o vídeo para não se contaminar!! hehehe Geralmente quem procura um vídeo desse para fazer mala de 'mudança' é porque já tem um excesso e quer saber como diminuí-lo, e achar outra 'exagerada' não vai ajudar!

Acho que é isso. Algumas observações que eu fui fazendo e anotando. Algumas são realistas de mais, e outras 'românticas' de mais. Mas é isso!! Algumas vezes as coisas estão na nossa cara e a gente não vê, por isso é importante listar dicas, mesmo que já existam em 500 blogs de como fazer a mala. Você têm alguma dica para me dar também? 

11 comentários:

  1. Suas dicas são valiosas! Eu sei muito bem! hahaha Post muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post! Pena que não dá pra levar TUDO né?
    Acho besteira deixar de levar coisas pra comprar lá, prefiro usar o dinheiro com outras coisas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É! Aqui a gente compra parcelado, e se puder, deixa para alguém pagar. Lá a gente vai comprar tudo do dinheiro suado da semana... :P Obrigada! ;)

      Excluir
  3. Nossa, esse post é perfeito pra mim! Ainda nem comprei as minhas malas e embarco em 2 meses (se Deus quiser!), tenho que pensar em tudo ainda e não tenho nem ideia da onde começar. Seu post ajudou muito!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que já passou o seu nervosismo do visto, nada mais justo que começar a pensar na mala!! :D

      Excluir
  4. A questão da pesagem das malas é injusta pois não desconsidera, ou seja, não descarta o peso da própria mala, vazia mesmo.

    ResponderExcluir
  5. A questão da pesagem das malas é injusta pois não desconsidera, ou seja, não descarta o peso da própria mala, vazia mesmo.

    ResponderExcluir