terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Treinamento APIA e Como chegar em NYC?

Olá pessoal!

Já estou aqui nos EUA, então deixa eu escrever logo antes que meus dedos congelem!!

O treinamento da APIA está sendo no Double Tree Hotel by Hilton em Tarrytown. Do JFK para o hotel você já tem uma vista da ilha de Manhatan, e fica besta olhando [eu fiquei]. Para muitas, é nesse momento que você de fato acredita que está aqui.

Não vou falar muito do treinamento, pois o meu foi meio reduzido. Tivemos uma tempestade essa quarta-feira a noite, então tivemos que ir logo para a casa da host family. Um breve schedule do treinamento:
Terça-feira: 
8:00 começa o treinamento com diversas orientação
10:00 Breve intervalo de 5 a 10 mins
12:00 Almoço
13:00 Voltamos para o treinamento
16:00 Tour para NYC

Quarta-feira:
8:00 Treinamento de Primeiros Socorros [era para começar mais tarde, mas tinha uma tempestade vindo]
12:00 Almoço e começaram a mandar as meninas para os aeroportos.

Como podem ver, não posso nem dizer que o treinamento foi cansativo, porque teve que ser breve por causa da tempestade. Mas não pensem: 'Que sortuda!!!' Não. Exatamente neste momento estou na frente do PC esperando a continuação do treinamento que está sendo pela internet. Tivemos duas opções de escolha, sábado a tarde, ou domingo fim de tarde. Escolhi domingo fim de tarde por vários fatores, entre eles porque nesse hora vai nevar de novo, e eu não sairia de casa mesmo. Who cares?

Mas então, e o tão sonhado tour por NYC?!

Para quem não sabe, eu estou morando em Massapequa Park, NY que fica em Long Island, 30 mins de NYC de trem. Por esse motivo, minha família não me deu o tour da agência, e nem eu quis pagar $70 para ir com eles. Mas eu já sabia que dava para ir sozinha, algumas amigas já tinham ido, e outra coisa: você é adulta, já chegou nos EUA, por que vai se perder indo sozinha para NYC?

É tudo muito simples, tem vários pontos para você pedir informação, algumas pessoas também lhe ajudam quando percebem que você é nova na cidade, e está meio 'perdida'.

Pedimos um taxi na recepção do hotel, e fomos para a estação de trem [Tarrytown], o taxi deu $9. A passagem custou uns $13. Ela é vendida numas máquinas que tem na estação. Você compra, e lê as placas para ver em qual plataforma deve esperar. O trem termina na Grand Central, você já aproveita e conhece um ponto turístico. É linda a Grand Central, não tem como não se lembrar de alguns filmes e seriados.

Não esqueçam de levar mapas. Na recepção do hotel tem alguns, no JFK também tem. Eu e minha amiga fomos sem mapa, tinha outra amiga que tinha mapa, mas ela ia visitar uma amiga. Com o mapa na mão, você faz seu intinerário.

Por falta de mapa, e pouco tempo, decidimos só ir na Time Square, na Grand Central pegamos o metro para a Time Square $2,75 [também vendido em máquinas]. Estava muito frio, e a gente não tinha roupas adequadas para ficar perambulando o tempo todo. Comemos hot dog na rua, andamos bastante, vimos várias vitrines, fomos na Forever 21, Wallgreen, naquela escada vermelha [não sei se tem nome oficial], comemos, e voltamos para o hotel.

A volta foi bem tranquila, e não entendo o porquê, mas foi mais barata. Pegamos o metro de volta para a Grand Central $2,75, na Grand Central compramos a passagem de trem, como não lembrávamos a linha, só pedimos passagem que fosse para Tarrytown $9,75. Chegando na estação de Tarrytown estávamos com medo de não ter taxi, mas ainda tinha, e o trem chegou na estação umas 10pm. O taxi até o hotel deu $6.

No total gastamos em torno de $35 cada para ir e voltar de NYC.

Algumas dicas:

- Não ache que você vai fazer o mesmo tour que o oferecido pela agência! Isso não vai acontecer. Eles só passam 10, 15, 20 mins em cada ponto. Então, se você nunca foi a NYC, e vai morar do outro lado do país, e não sabe quando vai voltar em NY, faça o tour com a agência. Eles passam por muitos mais pontos. Seja madura e escolha entre quantidade, ou qualidade.
- Antes de embarcar você vai receber vááááários emails da APIA perguntando se você vai fazer o tour com eles ou não. VOCÊ TEM QUE DECIDIR. Se você não marcar nada, ou marcar que não quer ir, você não pode mudar de ideia depois. A gente achava que podia, pois é um link, de um questionário eletrônico, que você nem precisa colocar o nome. Mas chegando no treinamento, eles sabem exatamente quem marcou que queria o tour ou não. Se você marcar que não quer ir, já se organize para ficar no hotel, ou ir sozinha, porque não vai ter outra opção. No meu treinamento, sobrou uma vaga no ônibus, e 5 meninas queria ir de ultima hora, ai eles decidiram fazer sorteio.
- Decida logo com suas colegas o que vocês querem fazer em NYC. Não dá para ficar rodando todos os cantos. Nós iamos no Central Park, mas no trem mesmo desistimos, porque já tinha escurecido, e estava frio, então mudamos a rota.
- Não tentem abarcar todo mundo. No taxi só cabem 4 meninas, não fiquem montando grupos enormes. Lembrem-se: quanto mais gente, mais difícil vai ser para decidirem o que querem fazer. Se tiverem muitas meninas querendo ir, tentem dividir os grupos de acordo com o interesse de vocês na cidade.

Algumas curiosidade sobre o embarque/treinamento:

- Aquela camisa linda  que a Experimento lhe dá, nunca foi obrigatória!! Poucas meninas usam, e só as meninas do BR que recebem. Não se preocupem, quando você desembarca no aeroporto, tem uma pessoa da APIA com uma placa rosa, agitando, tentando chamar sua atenção. E fica até fácil identificar as BR desembarcando, fazer o que se a gente só anda em 'bando'. ;)
- No hotel do treinamento, se você for vegetariana, é só solicitar aos garçons comida vegetariana. Como tivemos que ir para a casa das HF mais cedo, nosso almoço na quarta-feira estavam empacotado, para facilitar a vida de quem ia para aeroporto. Tinha refeições para vegetarianas também, mas fica difícil manter organizado com 103 meninas tentando escolher uma refeição. Mas sempre tinha comida para vegetarianas nas refeições.
- Nunca se atrasem para o treinamento. Quando dizem '5 minutos de intervalo', são '5 minutos de intervalo'. Eles não suportam atrasos, principalmente o homem que dá o treinamento de Primeiros Socorros. Ninguém saiu do Brasil para levar 'chamada' na primeira semana, não é?
- Perto do hotel tem restaurante, lojas. Algumas meninas foram, eu não tive tempo. Mas elas disseram que a comida é barata, e boa. [Lembrando que você não precisa fazer nenhuma refeição fora do hotel, estão todas inclusas.]

Bom pessoal, por enquanto só me lembro disso. Depois vou falando mais para vocês. Boa sorte para todos [quem vai tirar visto, quem está procurando família, quem está embarcado.]

E antes que me pergunte: Quando sua ficha caiu, Marina? Ela ainda não caiu. Ela cai um pouco por dia, mas não tive aquele 'feeling' de 'estou finalmente nos EUA'. Acordo todo dia, e olho para um lado e para o outro para ver se não foi sonho!! Ou melhor, olho para a janela e vejo tudo branquinho, e penso: Ok, no Brasil está um inferno, não iria ter neve!! ;)

Até mais!! =*

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O que fazer depois do match?

Depois que você finalmente acha a família, eles pedem match, a agência [no caso a APIA] lhe manda o email lhe parebenizando. O que devemos fazer?!

Na APIA o processo é o seguinte: eles vão lhe mandar uma papelada de Londres para a sua casa com algumas informações, o DS2019, o comprovante de pagamento da taxa SEVIS, intruções de como preencher o DS160 [em inglês], carta do programa, e uma folha informativa para você conferir o visto quando ele chegar.

O problema é que essa papelada demora em média 10 dias para chegar na sua casa, só quando seu match é muito próximo da data de embarque é que essa papelada chega mais rápido. Nos dois casos, ninguém quer perder tempo, então vou dar umas informações para vocês irem ganhando tempo.

O que fazer enquanto espera a papelada chegar?

Vá tirando alguns documentos:

- PID: Permissão internacional para dirigir. A forma de solicitar varia de acordo com o Estado que você mora no Brasil. Aqui em PE a gente solicita pela internet, paga o boleto, e 7 dias depois vai pegar. Em outros Estados tem uns 'orgãos facilitadores' onde você solicita, as meninas falam muito num tal de Poupa-Tempo. ATENÇÃO: Ganhar tempo tirando a PID só vale para o pessoal que tem tempo antes da CNH vencer, se você está com a definitiva perto de vencer, tem como renovar antes do prazo. Se a sua ainda é a permissiva, procure saber se pode renovar antes. A PID VEM COM A MESMA VALIDADE DA CNH.

- Procuração: Acho importante deixar uma procuração para alguém, você tendo bens ou não. Tire um dia e vá em um cartório tirar isso. Existem alguns modelos que você digita, coloca os itens que você quer e vai só reconhecer fima no cartório, o que faz o preço final cair absurdamente. Mas se você tem bens, conta no banco, é melhor deixar uma procuração de cartório mesmo, para não ter dor de cabeça.

- Documentos da faculdade/escola: Dependendo do que você vai estudar lá nos EUA, e o que você já estudou aqui, talvez lhe peçam alguns documentos. Aproveite esse tempo 'livre' para ir solicitando. ;)

- Documentos para o dia do visto: Aproveite esse tempo para ir juntando alguns documentos para levar no dia do visto, documentos que comprovem que tem vínculo. Na minha entrevista, quanto mais papéis eu colocava na pasta mais segura eu ficava 'Oras, tenho esses vínculos todos, não tem por que ter visto negado'. E segurar aquela pasta me passou uma segurança. Alguns documentos que indicam para levar [seus ou dos seus pais]: imposto de renda,  extrato da conta no banco, documentos da faculdade, documentos do trabalho, documentos de imóveis, documentos de carros. Obs: Lógico que você só leva o que tem. Não vai endoidar porque não tem carro nenhum na família, e você não vai levar documento de carro. Cada caso é um caso no consulado.

Vá aprontando a mala:

- Comprar mala: Algumas pessoas só compram a mala depois do match, então aproveite para ir fazendo suas pesquisas. Alguns site tem preços muito bons, vá pesquisando, que dá tempo de comprar pela net.

- Itens da mala: Aproveite que está resolvendo várias coisas, e coloque a lista das coisas que você quer levar no seu bloquinho. E vá eliminando itens aos poucos, e ganhando tempo. E antes de comprar algo, sempre se pergunte: 'Eu realmente vou usar isso nos EUA?'. Se ficar na dúvida, não compre!! Lá você vai ter oportunidade de comprar por preços melhores.

Comece uma arrumação no seu quarto:

Essa deveria ser a primeira dica. Mas depois que você procurou papeis, e tentou começar a arrumar a mala, você deve ter percebido que seu quarto está ficando cada vez menos habitável. Portanto, se a coragem ainda não chegou, se force a arrumá-lo.

- Comece limpando seus papeis. Sabe aquele caderno lindo que você tinha da época do colégio, que você fez resumos maravilhosos, e nunca teve coragem de jogar fora?? Ele já deveria estar no lixo há anos. Jogue fora!! Tudo que você tem guardado você se pergunte: eu precisei disso por esse tempo? Vou precisar quando voltar dos EUA? Se as respostas forem 'não', lixo!! Nessa arrumação dos papéis você pode achar mais papéis para levar para o consulado.

- Arrume seu guarda-roupa: Chegou a hora de dar fim aquelas roupas que estão guardadas há anos. Tem muita coisa? Monte um bazar, dê para uma amiga, uma prima, uma irmã. Não deixe muito coisa guardada para 'quando voltar usar'. Você não usou nos últimos meses, e não vai usar quando voltar dos EUA. DESAPEGO é a palavra do momento para roupas.

- Não esqueça de guardar lembranças. Eu sou mestre nisso. Não se desapegue total das coisas. Reserve uma caixa e vá guardando coisas que lhe trazem lembranças boas de toda sua vida. É bom, em momentos difíceis, tristes, você abrir uma caixa que só lhe lembra coisas boas, isso nunca é demais. E porque não levar algumas pequenas com você? Mas pequenas msm, tipo bilhetes, cartinhas, fotos, essas coisas.

Faça amizades:

O mundo é enorme!! Você acha que o 'grupão' tem muita gente?! Vá atrás de outros grupos no Facebook. Fale com pessoas que vão morar na sua cidade. Vá atrás de meninas de outras nacionalidade que vão fazer o treinamento com você. Faça amizade com as brasileiras que vão com você. O mundo é enorme, cheio de gente diferente, e faz parte do seu programa você amadurecer, conhecer gente diferente, conhecer outros pontos de vista, e também aprender que só porque uma pessoa discorda de você não quer dizer que ela está errada! Seu programa já começou, suas experiências também, vá crescer!!! ;)



Eu acho que é isso. Antes do visto, treine as perguntas. Você acha diversas listas pelos blogs. Mas elas são basicamente: o que você vai fazer, onde vai morar, o que vai fazer quando voltar. As perguntas giram nessa órbita. Lógico, cada caso é um caso, e eles podem perguntar coisas diferentes, mas esse é o fator surpresa. Respire fundo, e mentalize: 'Eu vou lá pegar meu visto, porque ele já está aprovado!' E boa sorte.

É isso. Embarco esse fim de semana, e ainda não acredito que vou. Já vi tanta gente embarcando que parece que, de fato, só acontece com os outros. Mas vamos lá, coração a mil, emoções são tantas que nem sei por onde começar!

Boa sorte para todo mundo, e nos vemos nos EUA! Até mais! ;)